Trauma
na coluna

Traumas na coluna resultam de lesões físicas importantes com impacto de alta energia ou quedas. Acidentes de carros e motos e quedas simples são responsáveis pelo maior número de casos de trauma na coluna.

Estas lesões podem levar à compressão de uma ou mais vértebras. Fraturas de grande energia aumentam a chance de déficts motores ou paralisia devido a lesão dos nervos que passam pela coluna. Ossos enfraquecidos (por osteoporose) também podem levar à fraturas vertebrais mesmo com traumas de baixa energia. Uma lesão traumática pode levar ao início súbito de dor nas costas.

Sintomas

Causas

Possíveis opções
de tratamento

Tratamento não-cirúrgico

Medicação para dor, paciência e colete são necessários com frequência. Cirurgia pode ser considerada para aqueles que não apresentam melhora.

Descompressão por artrodese

Em fraturas instáveis, haverá a necessidade de estabilização da lesão através da instrumentação com parafusos e hastes associado à colocação de enxerto ósseo. Esta estabilização é seguida de descompressão do canal vertebral quando há lesão das estruturas neurais internas da vértebra.
O cirurgião irá realizar uma artrodese (fusão óssea) do segmento instável.

Substituição do corpo vertebral

Quando o corpo vertebral foi gravemente fraturado em um evento traumático, todo ele pode ser substituído por um espaçador de metal ou um enxerto estrutural ósseo. Este procedimento adicionará estabilidade à coluna lesada. Com frequência será associado a este procedimento a fixação de parafusos e haste nas vértebras por um outro acesso pelas costas para adicionar estabilidade e suporte à construção.

Vertebroplastia e cifoplastia

Procedimento baseado na injeção de cimento ortopédico no interior do corpo fraturado da vértebra. Visa dar suporte estrutural, corrigir a deformidade e melhorar a dor gerada pela fratura. Em geral é indicado para fraturas de menor energia, mais estáveis, como as resultantes da osteoporose.